9.12.08

"Internet Explorer" x "Firefox"


Sempre fui defensor incondicional da Microsoft, talvez pela minha veia republicana de defender a inteligencia dos gestores que simplesmente melhor se posicionam no mercado. A Microsoft criou um mega browser e por competencia desbancou o Netscape.

Sei que algumas pessoas não concordam comigo, e acham que a Microsoft só levou a maior fatia do mercado de navegadores porque usou o Windows em uma mega estrategia de venda casada. Isso é romantismo puro. O fato do browser vir junto com o Windows só acelerou a ocupação do mercado, porque o IE (Internet Explorer) já era superior em vários aspectos.

Porém... no ano passado notei um forte movimento em minha empresa, iniciado pelos programadores, que pregava a utilização do Firefox. Eles usavam camisetas da raposa ao que parecia mais uma destas ondas de manifestação "quase-religiosa" já vista em usuários de Linux no passado.

Um ano depois, incentivado pelo Chrome, resolvi mudar de browser. Confesso que utilizei o Chrome por cerca de 3 meses. Apesar de ter inovado em design e usabilidade (mesma arma usada pela Apple), a instabilidade do Chrome me atrapalhava bastante. Foi quando ouvi pela primeira vez "O Chrome é uma copia do Firefox".

Faz aproximadamente um mês e meio que estou utilizando o Firefox (tive também a sorte de começar a usar na versão 3 - que segundo especialistas é a mais rápida e segura). Como sou daqueles consumidores "advogados", devo dizer que não só não me arrependo, como também não me vejo usando o IE ou o Chrome novamente.

O grande pulo do gato do Firefox são seus addons. Para quem usa o Gmail, existe uma série de novas funcionalidades extremamente uteis que podem ser expandidas. Tente o "Better Gmail", por exemplo.

Vale a pena mudar, vale a pena tentar. O objetivo é sempre facilitar a vida. Na minha opinião essa é uma projeção para o futuro: browsers com o Firefox (que permitem interação de desenvolvedores da comunidade global - numa tendência wiki-code) dominarão o mercado.

No comments: