16.12.08

Que tal usar um "search" para encontrar suas meias?

A lei de Moore se aplica também ao preço da tecnologia. Você já deve ter ouvido falar de RFID? Pois é, alguns anos atrás usar RFID era um privilegio de poucos. Era assim que grandes redes de varejo controlavam estoques, e monitoravam a segurança de alguns itens em suas lojas. O custo era proibitivo para os pequenos players do varejo.

Saimos de um TAG de alguns dólares para alguns centavos. Hoje essa tecnologia está ao alcance de todos. Mas é claro que não estou aqui para falar dos benefícios da tecnologia de RFID. Vamos as derivações do futuro...

O RFID abrirá a possibilidade de ligarmos o mundo offline com mecanismos de busca do mundo online. Na teoria qualquer objeto de possua uma TAG torna-se rastreavel dentro do alcance das antenas de radio-frequencia. Isso significa que se eu tivesse tempo e dinheiro, poderia colocar etiquetas como essa em todos os objetos da minha casa.

A ideia do Tikitag é justamente essa, popularizar o uso do RFID (acho que nem eles, nem ninguém sabe exatamente qual a extensão do uso destas TAGs).

Na prática, se seu objetos pessoais fossem "rastraveis" poderiamos usar o Google para localizar itens dentro da sua casa. Já pensou que interessante?

Alguns fabricantes cogitam a hipótese de fabricar objetos com TAGs embutidos. Dessa forma ao comprar um notebook, bastaria que eu registrasse como um ativo de minha propriedade, para que ele se tornasse rastreavel (favor não confundir o rastreamento com GPS).

Outra derivação interessante desta tecnologia é a possibilidade de integrar comandos as TAGs, como faz o Nabaztag. Com isso você poderia associar alertas, ou gatilhos para determinadas ações de forma automatica. Alguém consegue ter alguma ideia interessante nessa linha?

2 comments:

Anonymous said...

Mas é claro meu amigo! Tire o último item da sua geladeira e através do rfid do item ela própria põe no pedido de compras do mês o estoque mínimo de itens pré definido :)

Fábio Ramos, CISSP, CISM, CIFI said...

Hehehehe muito bom!