6.11.08

Trigger Generation

Foi-se a era da informação. Agora que tudo já é acessível a um clicar de mouse, faz-se necessário um passo além. É o que se chama de "trigger generation". Trigger é a palavra do inglês que significa gatilho. É o termo utilizado na informática para determinar que a partir de um comportamento ou dado, é disparada uma ação.

Sabemos que cada vez mais estaremos interligados através de dispositivos de rede, e que com o passar dos anos monitorar estes dispositivos se tornará praticamente impossível. Então é necessário que sejam criadas regras que filtrem aquilo que interessa ou que possa ser relevante para mim.

O primeiro "trigger" passivo é o RSS. Utilizar RSS é uma maneira de você monitorar a inserção de novas notícias em blogs ou sites de jornalismo. Com este "trigger" você economiza tempo, uma vez que a informação já vai até você com o filtro pré-determinado. Quem não usa um leitor de RSS como o leitor nativo do Firefox ou o Google Reader, não sabe o que está perdendo.

A evolução natural do trigger será percebida em quase todas as ações do dia-a-dia. Por exemplo, se você compra determinado leite, em determinado mercado, pode acionar um "trigger" que o avisará se aquele produto entrar em promoção.
Isso só será possível porque você tem um cadastro em um mercado, que consegue analisar seu comportamento. E existe uma regra que você definiu para disparar esta ação.

Importante frisar que a configuração de gatilhos para o recebimento de mensagens (comerciais ou não) é diferente de dar autorização para o mercado enviar mensagens comerciais com base no comportamento. A diferença é que no caso do "trigger", quem define o que você receberá por email é você, e não o mercado.

Acredito que no futuro os dispositivos possuirão APIs capazes jogar dados coletados dos dispositivos mais diversos (geladeira, carro, computador, casa, previsão do tempo, dispositivos de outros amigos), em um super banco de dados na Internet. Ao chegarem lá, estes dados serão tratados conforme regras de "personalidade e comportamento" e serão interpretados para que sejam enviadas mensagens para os usuários.

Não acho que o computador será uma boa interface para receber estes alertas. Acredito que uma evolução do celular seria mais adequada.

Vou falar mais sobre este assunto nos próximos posts!

No comments: