11.11.08

PaaS - Se você estiver vivo nos próximos 10 anos, vai ouvir falar...


Talvez não com este nome pouco amigável, mas o conceito do PaaS é uma evolução natural do que conhecemos como plataforma para desenvolvimento de software.
PaaS é o acrônimo de Plataform-as-a-Service, ou seja, uma plataforma online onde eu, você ou qualquer pessoa com conhecimentos básicos em programação poderá montar sua própria aplicação. O melhor é que esta aplicação já fica hospedada no próprio provedor do PaaS.
Se você achava que SaaS era algo disruptivo, então invista alguns minutos conhecendo o Coghead que na minha opinião, apesar de ser ainda algo aproximado do que será a plataforma como serviço no futuro, é o que tem de melhor.
De olho neste mercado o Google lançou seu serviço, através do qual qualquer aplicação pode rodar em seus servidores, sem custo para a sua empresa. O único requisito é que você precisa rodar a aplicação em Python.
Quem vem fazendo um marketing danado em cima do PaaS (de olho neste mercado) é a Salesforce.com, com a plataforma chamada Force.com. Eu particularmente acho a Salesforce muito boa de marketing, mas com um produto que só é o que é, porque os concorrentes são muito ruins.
Se você é THE early adopter, tente uma aplicação simples, e depois me conte como foi a experiência...

No comments: