29.3.09

Realidade Estendida - Interagindo com o real...




Uma das mais perturbadoras visões do futuro tem ligação com a aplicação da "realidade estendida" e de seus usos. Esse é um termo ainda não muito utilizado ou conhecido, mas cujo a aplicação certamente modificará nossas vidas de forma profunda.

Realidade estendida nada tem a ver com a distorção da realidade através do uso de drogas, experiência belíssimamente retratada pelo cientista e escritor Aldous Huxley. Estou falando da realidade estendida e complementada através da mais moderna tecnologia.

O termo realidade estendida vem do inglês augmented reality e significa combinar o mundo real com o mundo virtual em interações em tempo real, e em três dimensões.

Com o aparato tecnológico que estará a nossa disposição nos próximos dez anos, nossa percepção sensorial será levada a extremos ainda não atingidos ou imaginados.

Já está em teste, no laboratório da Oakley, um óculos com conexão WiFi e com visor que permite a interação e o reconhecimento do ambiente. Uma aplicação simples deste recurso no nosso ambiente, poderia ser por exemplo, enxergarmos os nomes das ruas projetados na lente dos óculos enquanto andamos por ai. Ou quem sabe, visualizar o preço de produtos e compará-los com similares, bastando para isso que estejamos usando os mesmos óculos e que tenhamos os produtos em nosso raio de visão.

Visitar um museu poderá se transformar em uma experiência riquíssima, se ao visualizarmos a tela do artista, tivermos a nosso alcance um breve histórico da sua história, e links com seus correlatos.

Abre-se com isso espaço para toda uma nova gama de produtos e serviços. Imagino sinceramente que no futuro próximo (em 20 ou 30 anos) nossos alunos estarão cada vez mais aprendendo a analisar, criar e decidir, uma vez que todo o conhecimento que somos forçados a reter durante os anos de escola (e do qual retemos 15% ou 20%), estará a nosso alcance, atualizado em tempo real.

Um vídeo bacana que descreve um pouco deste conceito pode ser visto aqui.

Outro ótimo exemplo de realidade estendida usando um celular G1 com Android e a aplicação Wikitude pode ser vista neste link.

No comments: