17.2.09

O laser AZUL e o Notebook do Futuro




Pouca gente sabe da importância do laser azul. A imagem projetada pode ser decomposta em três cores, azul, vermelho e verde. Atualmente o laser vermelho e verde já são amplamente comercializados. Já o laser azul (hoje conhecido pelos aparelhos de Blue-Ray) é ainda muito caro.

Parece papo de NERD, mas não é. A popularização do laser azul pode ser disruptiva e trazer enormes benefícios para a próxima década. Utilizando a projeção de imagem com laser, é possível - com um dispositivo do tamanho de uma caneta -, projetar uma tela de 100 polegadas em altíssima resolução.

Bom, deriva disso que alguns laboratórios já estão testando a fabricação de micro projetores. Um dos elementos mais pesados e também mais caros de um notebook é a sua tela. Imaginem que a partir do momento em que tivermos um "canhão de laser" na parte de trás de nossos teclados, poderemos projetar as imagens diretamente na parede (economizando energia e diminuindo o impacto da luz em nossos olhos).

Associado a isso vem o movimento, liderado pela IBM, que visa suplantar os teclados (as we know it). Muitos de vocês já devem ter visto teclados que projetam as teclas na própria mesa. Deriva disso um dispositvo que projetaria teclado e tela. Talvez do tamanho de um celular. Serão os celulares os notebooks do futuro?

No comments: