27.4.09

Browser x Desktop Application

Tenho pensado muito sobre o futuro do software. A cada dia que passa, em que pesquiso e conheço novas tecnologias, mais nebulosa fica a visão do futuro. Ao mesmo tempo que é dificil gerenciar a ansiedade (sendo fabricante de software), pensar no futuro do software é extremamente empolgante.

Vamos fazer um breve retrospecto sobre os tipos e a evolução do uso do software (claro que não vou muito longe):

1. Aplicação: instala em seu computador. Este tipo de software depende de bibliotecas que ficam ou são instaladas no seu computador. Ex.: Word, Excel, Photoshop etc.

2. Aplicação Web: software acessado através de um browser. Ex.: Gmail, Remember-the-milk, Google Reader, Microsoft Office Online etc.

3. Browser Add-on & Extension: pode parecer estranho eu considerar um add-on como software, mas em alguns casos é. Eu por exemplo, utilizo o Twitter através do add-on do Firefox, o mesmo acontece com arquivos PDF, que custumo visualizar através do navegador. O browser poderia ser minha única aplicação...

4. Adobe AIR, Silverlight & Java FX applications: esta é a atual fronteira para que as aplicações possam ser uma espécie de add-on do Sistema Operacional. Muito mais fácil de instalar, menos intrusiva, controlada por um conceito de sandbox, estas aplicações misturam o melhor dos dois mundos: web application e desktop application. Com estas aplicações você pode trabalhar com o software utilizando a velocidade do seu processador, e as facilidades de uma aplicação web.

Pensem sobre isso.

:-)

No comments: